Quem Somos


ESCOLA DE ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL  PADRE CÍCERO




DOSSIÊ

   
JUAZEIRO DO NORTE - CE
Histórico da EEIF Padre Cícero
Na década de 60 do século passado foi criada a primeira escola de Juazeiro, a Escola Régia. Até a década de 20, praticamente, só existiam escolas particulares em nossa terra. Aí, sempre presente o incentivo do Padre Cícero Romão Batista.
O antigo Grupo Escolar Padre Cícero foi fundado em 18 de setembro de 1927 pelo Dr. Juvêncio Santana, o qual fez uma singela homenagem ao Padre Cícero Romão Batista, colocando o seu nome.
Neste ano existiam 05 cadeiras estaduais em Juazeiro do Norte; sem possuir, a nossa cidade, escola pública estadual. Houve então, em 1929, o agrupamento das classes, constituindo-se assim, o nosso primeiro Grupo Escolar, sob a direção da professora Maria Gonçalves da Rocha, a primeira filha de Juazeiro a diplomar-se pela Escola Normal Dom Pedro II, de Fortaleza.
Daí, seguiram-se as diretoras:
Leonina Sobreira Milfont (1927/1932)
Amália Xavier de Oliveira )1932/1935)
Em 1935, no governo do Cel. Felipe Moreira Lima e na gestão do prefeito José Geraldo da Cruz, foi construído e inaugurado o atual prédio do Grupo Escolar, recebendo então o nome de “Grupo Escolar Padre Cícero”, localizado na Avenida Monsenhor Juviniano Barreto, nº116, bairro Socorro.
Pelos seus bancos passaram pessoas que fizeram e fazem o engrandecimento de nossa terra.
Diretores que deram sua contribuição a esta Escola:
Heloísa Camilo
Deceles Apolinário
Cícera Germano
Delce Vileicar
Maria Maia
José Alves Francisco
Conceição Souza Dantas
Maria Helena Macedo Sampaio          
Até o ano de 2003, a Escola de Ensino Fundamental Padre Cícero pertencia à rede estadual de ensino; tendo o então governador Dr. Lúcio Alcântara extinguido 03 escolas da cidade de Juazeiro do Norte, dentre
elas a EEF Padre Cícero.
Em 15 de agosto de 2005, o prefeito municipal Dr. Raimundo Antônio de Macedo, através da Sra. Secretária de Educação Maria Nailê Cândido Lima, reabriu as atividades escolares atendendo a alunos com necessidades educacionais especiais, seres humanos diferentes, merecedores deste espaço para receberem apoio, carinho, conquistando assim o seu direito como cidadão, elevando sua auto-estima, melhorando seu estilo de vida, foi assim o segundo semestre do referido ano.
Em janeiro de 2006 iniciou-se o processo de matrículas, recebendo crianças a partir de 03 anos criou-se então o Ensino Infantil, o Ensino Fundamental e a Educação Especial, dando origem à atual Escola de Ensino Infantil e Fundamental Padre Cícero, nova nomenclatura do tradicional Grupo Escolar Padre Cícero.
Um fato marcante foi a reforma do prédio para ser instalado o NAPE -  Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado, composto por uma Equipe Multidisciplinar para atender às necessidades dos Alunos Especiais, como também aos alunos que têm déficit de aprendizagem através dos especialistas:
Alexandrina Thomaz Teles – Fonoaudióloga
Anaxianne Windson Nazareno Vieira- Psicóloga
Fernanda Coelho de Sá – Terapeuta Ocupacional
Maria do Socorro Bezerra Primo – Assistente Social
Célia de Melo Matos e  Maria Amélia Bezerra Costa – Psicopedagogas
Ana Lucia Vitoriano - Fisioterapeuta
Maria do Socorro dos Santos Melo – Especialista em BRAILLE
Maria do Socorro Santos Souza – Especialista em LIBRAS,
Esta equipe atende a alunos de várias escolas da Rede Municipal de Ensino. O projeto do NAPE é fruto de uma parceria com a SEDUC – Secretaria de Educação do Estado do Ceará e Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, na qual o Município é responsável pelos Recursos Humanos e o Estado pelos Recursos Materiais.
O Núcleo Gestor atual é constituído por : Maria Helena Macedo Sampaio – Diretora Administrativa; Maria José Lopes de Souza (Zezé)– Coordenadora Pedagógica e Angelita Maria da Silva – Secretária, contando também com o grande incentivo e apoio da Supervisora Pedagógica, a educadora Maria Helena Bezerra, que muito contribui para o bom desempenho das atividades.
Dentre os projetos desenvolvidos na escola, destaca-se o Projeto da Inclusão, que muito tem divulgado o nome de nossa escola nas Universidades da região, sendo assim, estabeleceu-se uma parceria com as instituições de ensino superior, as quais nos têm enviado alunos para estágios curriculares, abrilhantando cada vez mais nosso trabalho.
O processo de inclusão é realizado obedecendo às seguintes etapas: (1.) Avaliação minuciosa pela equipe multidisciplinar; (2.) Trabalho de socialização por professores especialistas; (3.) Seleção através de relatórios; (4.) Ingresso nas turmas regulares de ensino, onde os professores os acolhe com muito carinho e aos poucos eles vão crescendo e galgando seu espaço na sociedade. Para isto, cada professor regente tem um professor de apoio e, nas salas onde existem crianças com deficiência auditiva, tem também uma intérprete para interagir com a criança através da linguagem em LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais.

Atualmente, (2011) a escola possui 285 alunos matriculados, deste total, temos 45 alunos especiais, os quais nos inspiram ao trabalho por vê-los integrados e felizes; isso não tem preço – é a presença divina entre nós. Além do Núcleo Gestor, contamos com 40 professores e 21 funcionários, formando a família Padre Cícero.


Nenhum comentário:

Postar um comentário