PPP Projeto Politico Pedagógico


Escola de Ensino Infantil e Fundamental Padre Cícero
Av. Mons. Juviniano Barreto, 116 – Bairro Socorro
Juazeiro do Norte –  Ceará












PPP

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO












JUAZEIRO DO NORTE- CEARÁ
2012

1. Justificativa
                                                     

Em 2004 a Escola de Ensino Fundamental Padre Cícero, pertencente à rede Estadual de ensino foi redimensionada pelo então Governador do Estado do Ceará.
Em 2005 o governo municipal reabriu a referida escola com o propósito de receber alunos com necessidades especiais, tendo como projeto piloto a inclusão.Para isto, a estrutura física foi adaptada e o corpo de professores e funcionários receberam formação para acolher estas crianças.
Nesta perspectiva, a escola foi reaberta em agosto de 2005, com o nome de Escola de Ensino Infantil e Fundamental Padre Cícero, passando a receber  alunos a partir dos três anos de idade.
Em 2006, o então Prefeito Municipal de Juazeiro do Norte, em parceria com o governo do estado criou o NAPE (Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado) composto por uma equipe multidisciplinar : Assistente Social, Fonoaudióloga,Terapeuta Ocupacional, Fisioterapeuta, Psicóloga, Psicopedagogas e duas professoras Especialistas, sendo uma em BRAILLE  e outra em LIBRAS com o objetivo de atender aos alunos com necessidades intelectuais e altas habilidades da jurisdição da CREDE 19 e do município com sede na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Padre Cícero, através do convênio que é renovado de dois em dois anos, sendo obrigações da SEDUC:
a)Material didático-pedagógico;
b)Equipamentos específicos;
c)Assessoramento e Acompanhamento da Equipe Multidisciplinar;
d)Capacitar professores e técnicos do núcleo da rede estadual e municipal;
e)Orientar, avaliar e cooperar com a implantação das ações do núcleo;
f)Assegurar o revestimento acústico da sala de Fonoaudiologia;
g)Garantir a a instalação dos equipamentos dos núcelos .
Obrigações da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte:
            a)Dispor de espaço físico de 06 salas
            b)Ceder os profissionais com qualificação adequada;
            c)Proceder a manutenção dos equipamentos do núcleo;
            d)Manter parceria com os gestores dos municípios vizinhos, de modo a garantir o deslocamento dos alunos até o núcleo;
            e)Responsabilizar-se pelo deslocamento dos alunos que residem nos distritos até a sede do núcleo;
            f)Cumprir as normas e diretrizes técnicas, pedagógicas e administrativas segundo o Estatuto do Magistério;
            h)Apresentar condições satisfatórias de funcionamento conforme o Conselho Estadual de Educação e do órgão de vigilância sanitária da Secretaria de Saúde;
            i)Prestar assessoramento à SEDUC/CREDE quando solicitado através de prestação de serviço nas áreas de avaliação e diagnóstico de alunos com deficiência mental, múltipla, auditiva, visual, física, condutas típicas e alunos surdo-cegos.
j)Ofertar vagas aos alunos da escola pública nas atividades sociais, desportivas e culturais do município.

Este ano de 2011 a matrícula conta com 294 alunos, distribuídos nos turnos Manhã e Tarde, sendo 78 na Educação Infantil e 178 no Ensino Fundamental.Deste total de alunos, 12 encontram-se na Sala de Apoio Específico, sendo trabalhados para posterior inclusão e 26 já inclusos nas salas regulares distribuídos desde o Infantil III até o 5º ano.
O atendimento voltado para a Educação Inclusiva, justifica-se pelos novos desafios para a construção de uma escola de qualidade, com atitudes não discriminatórias, contribuindo para o surgimento de uma sociedade inclusiva, atingindo a educação para todos.
O artigo 3° da Lei n° 9.394/96 mostra claramente que o PPP é um instrumento da gestão que expressa a proposta educativa da escola, define o rumo, a intenção e os processos que a instituição de ensino utilizará para cumprir as metas e objetivos pré estabelecidos, e por se constituir na sua essência, um processo educativo, estará em permanente avaliação e re-elaboração.
O artigo 31da Lei nº 9394/96 diz também o PPP tem como foco básico o processo de ensino e aprendizagem e a formação da cidadania, devendo, portanto alicerçar-se numa concepção de currículo que considere suas implicações sociais.
O PPP constitui um documento que retrata a realidade da escola direcionando o desenvolvimento das ações educativas para a formação da cidadania.Certamente podemos considerá-lo um suporte estratégico e de caráter instrumental que esclarece, informa, sugere, interpreta e abre novos horizontes. Com este propósito a comunidade escolar estudou e estruturou e redefiniu os caminhos a serem trilhados nos anos seguintes.
Sabemos que fazer escola é com certeza, refletir e analisar os vários referenciais e procurar romper os elos que sacralizam a falta de compromisso com a educação de qualidade. O que de fato vale salientar é que numa sociedade em constante transformação, trona-se prioridade uma educação que busque novos futuros que torne a cidadania geradora da construção do saber, na criticidade, na criatividade, na reflexão e onde não haja desigualdade social.





















2. Referencial Teórico

                                                     
            A educação especial concebida como o conjunto de conhecimentos tecnológicos, recursos humanos e materiais didáticos que devem atuar na relação pedagógica para assegurar respostas educativas de qualidade às necessidades educativas especiais, deverá vincular suas relações pedagógicas de modo que a atenção especial se faça presente para todos os educandos que em qualquer etapa ou modalidade da educação básica dela necessitarem para o seu sucesso escolar.
            Ensinar à turma toda, independentemente das diferenças de cada um dos alunos, requer passar de um ensino transmissivo pra uma pedagogia ativa, dialógica, interativa, que se contrapõe a toda e qualquer visão unidirecional, de transferência unitária, individualizadora e hierárquica do saber.
            Considerar a identidade sócio-cultural dos alunos e a valorização da capacidade de atendimento que cada um deles tem do  mundo e de si mesmo, torna-se um dos pontos cruciais do ensinar dentro do respeito às diferenças. Neste sentido o ensinar reafirma a necessidade de se promover situações de aprendizagens que formem uma teia colorida de conhecimentos, cujos fios expressam diferentes possibilidades de interpretação e de entendimento do grupo que atua cooperativamente no processo.
            O professor deve garantir a liberdade e a diversidade das opiniões dos alunos, proporcionando oportunidades para estes aprenderem a partir do que sabem e a chegarem até onde são capazes de progredir.
            É nesse sentido que as ações educativas são desenvolvidas no coletivo e no dia a dia visando o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social, complementando a ação da  família e da comunidade (Educação Infantil); o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo, a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade, o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores (Ensino Fundamental), inibir comportamentos preconceituosos, reforçando a compreensão de que ser diferente não é ser desigual, o que leva ao respeito à diversidade e à inclusão social, (Educação Inclusiva).
            A inclusão não é somente para os alunos com deficiência, mas para todos os alunos, educadores, pais e membros da comunidade, o conjunto num trabalho coletivo visa à igualdade e a excelência para todos os alunos. “os alunos com necessidades educativas especiais não requerem integração., requerem educação”. ( Heyarty 1981, p.23).








                    
                                                  3. Proposta Curricular

           
A Proposta Curricular desenvolvida segue as diretrizes curriculares nacionais para as modalidades: Educação Infantil e Ensino Fundamental.
            O Currículo apresenta-se como um processo constante de revisão e adequação. Os métodos e técnicas da prática pedagógica tornam-se elementos que permeiam os conteúdos.
            O currículo apresenta uma base nacional comum a ser suplementada ou complementada por uma parte diversificada, imposta pelas características dos alunos.
            As dificuldades de aprendizagem apresentam-se como um contínuo, sendo estas resolvidas espontaneamente no curso do trabalho pedagógico.
            Ao educando que apresentar graves comportamentos mentais e/ou múltiplos, que não possa beneficiar-se do currículo da base comum, será proporcionado um currículo funcional para atender às necessidades apresentadas, usando o desenvolvimento das competências sociais, o acesso ao conhecimento à cultura e as formas de trabalho valorizando a inclusão do aluno na sociedade.
            A organização escolar e os serviços de apoio devem propiciar condições estruturais para que possa ocorrer no nível individual, o que se procede segundo essas medidas:
·         A escola flexibiliza os critérios e os procedimentos pedagógicos levando em conta a diversidade dos alunos.
·         O contexto escolar permite discussões, propiciando medidas diferenciadas metodológicas de avaliação e promoção contemplando as diferenças individuais dos alunos.
·         A escola favorece e estimula a diversificação de técnicas, procedimentos e estratégias de ensino, de modo a ajustar o processo de ensino e aprendizagem às características, potencialidades e capacidades dos alunos.
·         A comunidade escolar realiza avaliações do contexto que interferem no processo pedagógico.
·         A escola possibilita a definição de objetivos gerais levando em conta a diversidade dos alunos.
·         O currículo flexibiliza a prioridade, a sequenciação e a eliminação de objetivos específicos, para atender às diferenças individuais.
O aluno aprende com mais sentido para si mesmo quando estabelece relações entre seus trabalhos artísticos individuais, em grupo, e a produção social de arte, assimilando e percebendo correlações entre o que faz na escola e o que é e foi realizado pelos artistas na sociedade no âmbito local, regional e nacional.
Diante de tal pensamento, nossa escola pretende envolver os nossos alunos no desenvolvimento das atividades artísticas e estéticas e situá-lo na produção social de todas as épocas e nas diversidades culturais, principalmente as da nossa região.




3.1  Proposta Curricular do Ensino Infantil

INFANTIL III (3 ANOS)
            O jeito de cada criança é especial e próprio dela. É esse jeito de se apresentar no mundo que deve ser valorizado, enriquecido, reforçado e amado.
            Nos primeiros anos de vida, o contato com o mundo permite à criança construir conhecimentos práticos sobre seu entorno, relacionados à capacidade de perceber a existência de objetos, seres, cores, sons, odores, de movimentar-se nos espaços, de manipular os objetos. Experimenta expressar e comunicar seus desejos e emoções, atribuindo as primeiras significações para os elementos do mundo e realizando ações cada vez mais coordenadas e intencionais, em constante interação com outras pessoas com quem compartilha novos conhecimentos.

LINGUAGEM
Histórias
Brincadeiras
Coordenação motora
Desenho livre
Trabalhar a escrita do nome de forma maiúscula
Introdução das vogais maiúsculas
Identificação das vogais nos seus nomes
Figura-fundo
Pintura
Recorte / colagem
Traçados de letras
Trabalhar o alfabeto

MATEMÁTICA
Linha reta e curva
Curva aberta e fechada
Cores primárias: azul, vermelha e amarela
Os números 0 a 9                                                                 
Formas geométricas: círculo, quadrado, triângulo e retângulo
Conceitos matemáticos: em cima/ em baixo; dentro / fora; aqui / lá; pouco / muito; grande / pequeno; grosso / fino; alto/ baixo; frente / atrás; perto/ longe; cheio/ vazio.
Cor secundária: verde
Conceitos: juntar / separar, abrir / fechar, depressa / devagar.
Conjunto vazio e unitário

CIÊNCIAS SOCIAIS
A escola
Trabalhar as datas comemorativas dos meses
Tipos de casa
Alimentação
Tipos de transportes: terrestres, marítimos e aéreos.
A família



CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Hábitos de higiene
Áspero / liso
Partes do corpo
Os animais
Os órgãos do sentido: audição, paladar, tato e olfato.
Animais domésticos
Seres vivos e seres não vivos

FORMAÇÃO RELIGIOSA
TEMA CENTRAL – “DEUS CRIADOR”
Deus criou a luz, a terra, o mundo
Deus criou ás árvores e as flores
Deus criou as borboletas e os passarinhos
Deus criou as crianças
Deus viu que tudo era bom.

 INFANTIL IV – (4 ANOS)

            Pesquisa sobre o desenvolvimento humano, formação da personalidade, construção da inteligência e aprendizagem nos primeiros anos de vida apontam para a importância e a necessidade de um bom trabalho educacional pedagógico de boa qualidade nessa faixa etária.
            Atualmente emerge uma nova concepção de criança como criadora, capaz de estabelecer múltiplas relações, sujeitos de direitos, um ser sócio-cultural-histórico, produtor de uma cultura e nela inserida. Diante dessa concepção e de dois aspectos associáveis: CUIDAR      e EDUCAR, o trabalho pedagógico visa atender as necessidades determinadas pela faixa etária, superando a visão adultocêntrica em que a criança é concebida apenas com um vir a ser e, portanto, necessita ser “PREPARADA PARA”...
            Não podemos e nem devemos entender a Educação Infantil somente como um período preparatório para o Ensino Fundamental. Precisamos compreender que nossas crianças não estão se preparando para crescer, elas estão crescendo em todos os aspectos. É nesse crescimento que entra a nossa responsabilidade de desenvolver um trabalho pedagógico de qualidade onde as nossas crianças possam se desenvolver prazerosamente em todos os aspectos legais.

LINGUAGEM
Entrosamento com a turma
Coordenação motora
Jogos e brincadeiras
Vogais maiúsculas (1º semestre)
Vogais minúsculas (2º semestre)
Trabalhar seus nomes 
Encontros vocálicos
Introduzir consoantes (uso do alfabeto móvel)
Quebra – cabeça
Introduzir fichas símbolo


MATEMÁTICA
Formas geométricas: triângulo, círculo, quadrado e retângulo
Tempo: agora
Conceitos: maior / menor; grosso / fino; áspero / liso; alinhamento; dentro / fora; curto / comprido.
Noções de pertence e não pertence
Números naturais de 0 a 20
Seqüência
Cores primárias: azul, amarelo e vermelho
Cores secundárias: laranja, verde e outras
Curvas abertas e fechadas
Lateralidade: direita / esquerda; em cima / em baixo
Figura todo / parte de objetos
Noções de fração (separar, juntar).

CIÊNCIAS SOCIAIS
A família
Habitação e casa
Transportes terrestres, marítimo e aéreo
Meios de comunicação
Trabalhar as datas comemorativas ( romaria em juazeiro)
A escola

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
A natureza
Partes do corpo humano
Animais: domésticos, selvagens, etc
Vegetais
Noção de dia / noite
Órgãos dos sentidos (visão, audição, paladar, tato e olfato)
Higiene corporal
Noção: masculino / feminino
Noção: sol, lua, estrelas, vento e chuva
Higiene bucal

FORMAÇÃO RELIGIOSA
TEMA: “EU FUI CRIADO POR DEUS”
Minha vida
Os pássaros
Eu canto
Onde eu vivo? Meu lar
Minha família
Minha escola
A chuva cai
Vamos agradecer (saber rezar)

INFANTIL V – (5 ANOS)

            Nesta faixa etária, principalmente quando a criança já freqüentou pelo menos dois anos de Educação Infantil, o seu desenvolvimento psicomotor já é notório, nos aspectos trabalhados: cuidar/educar.É que já iniciou o seu processo de alfabetização e letramento.

LINGUAGEM
Histórias
Vogais maiúsculas e minúsculas
Trabalhar nomes e pré-nomes na forma maiúscula
Trabalhar palavras geradoras com suas famílias silábicas
Uso do alfabeto móvel
Trabalhar a linguagem escrita através de textos (poema, parlenda, música, adivinhações, etc).
Explorar rótulos de embalagens.

MATEMÁTICA
Distancia: perto/longe
Ponto e reta
Retas paralelas
Sinais matemáticos: =; <; > E; E; U; =/=; +; -
Ordem crescente e decrescente
Números naturais de 01 a 50
Formas geométricas
Conjuntos
Conjunto vazio e unitário
Noções de soma e subtração

CIÊNCIAS SOCIAIS
Trabalhar as datas comemorativas (romaria)
O mundo
O homem
A família
A escola
Meios de transportes e de comunicação
Alimentação
Dias da semana, meses e ano
Clima quente/ frio (estações do ano)

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Animais: úteis, nocivos, domésticos, selvagens e mamíferos
Seres vivos e não vivos
Os vegetais
Jardim, horta, pomar
As plantas
Os sentidos
Higiene e saúde
A água

FORMAÇÃO RELIGIOSA
TEMA: “O TESTEMUNHO DE JESUS”
A família
A família de Jesus
Os amigos de Jesus
Jesus e as crianças
Jesus e os doentes
A pesca milagrosa

OBS: Trabalhar as datas comemorativas religiosas: Páscoa, São José, Pe. Cícero, Semana Santa, Mês de Maria, Mês da Bíblia, São Francisco, A Padroeira e Natal.

METODOLOGIA

            A metodologia a ser trabalhada deve ser desenvolvida de forma criativa e mesclada, englobando as teorias de Emilia Ferreiro, Piaget, Vygotsky, Paulo Freire e outros que valorizem a aprendizagem no eixo ‘’ Aprender/Fazer ‘’ em que o aluno busca se tornar autônomo do seu saber.
            Na construção do saber evidenciam-se alguns aspectos do método sócio-construtivista como forma de efetivar de maneira inovadora o processo ensino/aprendizagem.

AVALIAÇÃO

            As propostas educacionais recentes compreendem a avaliação escolar como uma ferramenta da qual o professor dispõe para refletir sobre sua prática pedagógica.
            Assim, a avaliação na Educação Infantil deve ocorrer de forma permanente, como parte integrante e intrínseca do processo ensino/aprendizagem, voltada para os aspectos qualitativos, sem caráter reprovativo ou de promoção.
             Portanto, a avaliação da educação infantil faz-se através de relatórios mensais da turma e do preenchimento da ficha de acompanhamento individual do aluno, que será feita bimestralmente.


















                                                           


 Proposta Curricular do Ensino Fundamental
1º ANO (6 ANOS)
LINGUA PORTUGUESA
CONTEÚDO
COMPETÊNCIAS
E HABILIDADES
PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS
AVALIAÇÃO
1º BIMESTRE
- Período preparatório
- símbolos
Alfabeto maiúsculo e minúsculo
- Vogais
- Encontros vocálicos: ai, au, ei, eu, oi, ui, uá, eia
- Consoantes minúsculas (t,p,l,b,m,s)
- Fonemas e sílabas: ta,te,ti,to,tu,tão,pa,pe,pi
po,pu,pão
La,Lê,li,lo,lu,
Lão;
Ba,be,bi,bo,bu,bão
- Palavras com sílabas em estudo
- Sinal gráfico (~) e os acentos (`’^)
- Palavras acentuadas
- Nomes próprios e comuns
- Masculino e Feminino
- Textos variados (oralidade)





























-Integrar-se ao novo ambiente físico e social, do qual fazem parte o prédio da escola, o material escolar e gráfico em geral, o pessoal da escola: colegas, professores, auxiliares de serviços gerais e núcleo gestor;
- reconhecer que o homem se comunica de diferentes formas e com inúmeros fins;
- ler e escrever o alfabeto maiúsculo e minúsculo;
- distinguir vogais das consoantes;
- Ler as vogais orais e nasais grafadas em letras de forma e em cursiva;
- identificar o som e as letras das vogais em palavras;
- Conhecer, ler e grafar os encontros vocálicos;
- vivenciar situações em que se empregam os encontros vocálicos;
- empregar as vogais orais e nasais assinaladas em til, na complementação das palavras;
- identificar, ler e grafar as consoantes maiúsculas t,p,i,b;
- ler e compreender palavras envolvendo fonemas e sílabas apresentadas;
- compreender os significados das palavras formadas;
- identificar e utilizar corretamente o sinal gráfico (~) e os acentos (‘`^);
- identificar masculino e feminino.
-Trabalhos manuais: desenho livre feito com lápis de cor e recorte e colagem de figuras retiradas de revistas;
- excursão a dependências da escola entrevista com profissionais que desempenham atividades nos locais da escola;
- conversas, discussões, relatos de experiências, histórias contadas pelos alunos e professores;
- utilização de recursos audiovisuais como: música, canções, gravuras, livros e revistas;
- promover discussões sobre o significado dos símbolos, placas e sinais;
- introduzir as vogais umas por vez, explorando os contextos significativos que elas sãos apresentadas: palavra chave, gravura e canções;
- criar atividades que possam despertar o interesse e a participação espontânea do aluno: leitura e interpretação de gravuras, desenhos livres;
- contar canções com as crianças estimulando-as a movimentos corporais;
- Propor à criança que cria através de gestos, as interjeições: oi,ai,uai,ei!;
- apresentar cartazes com mos encontros vocálicos para que as crianças leiam e interpretem as figuras:
- uso de fichas para ser manuseadas pelos alunos;
- jogos com letras e gravuras;
- Painel do alfabeto;
- Apresentação da palavra chave;
- Destaque das silabas inicial e apresentação da família silábica.
















-A partir dos objetivos e atividades propostas, avaliar o desempenho do aluno(ao):
- participação ativa nas aulas;
- jogos e competições, interesse, postura e atenção;
- resolução de atividades para fixação dos conteúdos;
- desenvolvimento dos diversos tipos de leitura;
- integração nos trabalhos em grupo;
- responsabilidade nos trabalhos individuais;
- Desempenho nas tarefas extra classe;
- construção de textos pelo próprio aluno;
- leitura e interpretação de textos e gravuras.
2º BIMESTRE

- Alfabeto maiúsculo;
-Consoantes minúsculas ( t,p,l ,b,m,s,c,v,r,d);
- fonemas e sílabas estudadas no decorrer do 1º bimestre (revisão);
- fonemas sílabas: Ca, co, cu, aão, va, vê, vi,vo,vu, vão, na ne, ni, no, nu, não, da, de, di, do, du, dão.
- palavras com sílabas em estudo;
- Frases;
- Textos envolvendo as silabas em estudos;
- Pontos (? ! .) acentos (‘e^) e o sinal gráfico ( ~).
- masculino e feminino;
- nomes próprios e comuns;
- palavras acentuadas.





- Ler e escrever as letras do alfabeto sem dificuldade, obedecendo o manejo;
- discriminar visual e auditivamente vogais e consoantes maiúsculas e minúsculas ( t,p,l,b,m,s,c,v);
- ler e escrever as sílabas em estudo;
- reconhecer e separar as sílabas em estudo;
- diferenciar masculino e feminino;
- formar e ler pequenas frases;
- empregar corretamente os acentos (‘e ^) e sinal gráfico (~) em palavras vistas;
- completar frases substituindo figuras por palavras;
- grafar corretamente letras maiúsculas e minúsculas;
- empregar corretamente o masculino e o feminino das palavras;
- reconhecer nomes próprios e comuns;
- descobrir novas palavras agrupando as sílabas em estudo.
- Leitura e canção do alfabeto e vogais;
- jogos das fichas vogais e consoantes;
- contação de histórias para a introdução das sílabas e seus fonemas;
- jogo silábico;
- bingo silábico;
- pescaria de letras e silabas;
- decomposição de palavras em sílabas;
- exercícios orais e escritos;
- ditado;
- autoditado;
- treino da pronuncia correta das palavras;
- uso de a e o antes das palavras;
- atividades que favoreçam o reconhecimento pelo aluno do próprio nome dos colegas e de objetos conhecidos.
Observar o desempenho do aluno, individualmente e em grupo, quanto ao interesses, a  participação, a atenção e execução das atividades propostas;
- atividades avaliativas escritas diárias e semanais.


3º BIMESTRE

-Alfabeto maiúsculo e minúsculo (revisão)
- fonemas e sílabas estudadas no decorrer do segundo bimestre;
- fonemas e sílabas : fa, fé, fi, fo, fu, ra, re, ri, ro, ru, rão, já, jê, ji, Jô, ju, jaó, ga, go, gu, gao, xá, Xe, xi, xô, xu, xão, za, Zé, zi, zo, zu, zão.
- composição de palavras e frases;
- separação de sílabas;
Singular e plural.
- Ler e escrever o alfabeto maiúsculo;
- fixar a pronuncia e escrita dos fonemas estudados;
- criar frases empregando as palavras conhecidas;
- ampliar habilidades para escrever, ler, contar histórias e formar frases usando a pontuação correta;
- relacionar a fala a escrita;
- reconhecer a quantidade de sílabas de cada palavra;
- classificar as palavras quanto ao número de sílabas;
- empregar corretamente as flexões do plural.

-Utilizar alfabeto móvel;
- canções e leitura do alfabeto e vogais;
- ditado de figuras;
- ditado relâmpago;
- exposição de cartazes e fichas; sacolão de palavras;
- apresentação da palavra chave;
- destaque da sílaba inicial e apresentação da família silábica;
- recorte e colagem;
- produção de frases com base em figuras;
- decomposição de palavras em sílabas;
- jogos e brincadeiras envolvendo a fala.
-Observar o desempenho do aluno em grupo e individualmente quanto ao interesse, a atenção, participação e execução das atividades propostas.

4º BIMESTRE

-Encontro consonantal;
- sílabas complexas;
- frases curtas e longas



-Ler e escrever palavras contendo encontros consonantais formandos por consoantes seguida de r ou l;
- ler e escrever palavras contendo padrões silábicos considerados de maior complexidade;
- estimular a escrita de frases curtas e longas, através de estímulos visuais;
- Apresentação de fichas com encontros consonantais;
- brincar de repetir frases, versos e palavras. Ex.; ‘’ o pato pulou no prato”
- falar palavras para que as crianças marquem com palmas a palavra que “treme ou arranha”.
Composição de palavras no quadro-giz com apoio de figuras;
- atividades no caderno;
- autoditado;
- ditado;
- estruturação de frases sob orientação do professor, através de estímulos visuais.
-Observar continuamente o desempenho do aluno quanto a produção e leitura de palavras e frases e sua participação nas atividades individuais e em grupo.




Proposta Curricular do Ensino Fundamental
1º ANO ( 6 ANOS)
                                                           MATEMÁTICA
CONTEÚDO
COMPETÊNCIAS HABILIDADES
PROCEDIMENTO METODOLÓGICO
AVALIAÇÃO
1º BIMESTRE
-Vocabulário fundamental: direito/esquerdo, maior/menor, grande/pequeno, alto/baixo, comprido/curto, grosso/fino, largo/estreito, perto/longe, na frente de/atrás de, em cima/em baixo, acima/abaixo.
- números naturais;
- números e numerais
- estudando os símbolos;
- ordinais do 1º ao 9º
-Discriminação direita e esquerda;
- desenvolver coordenação motora;
- dimensionamento de espaços, percebendo relação de tamanho e forma;
- entender a seqüência dos numerais de 0 a 9;
- relacionar quantidades ao seu numero correspondente;
- explorar a idéia de quantidade pelos símbolos;
- seqüenciar os números pela ordem de valor.
-Trabalhar com a lateralidade usando o próprio corpo;
- manuseio de objetos concretos;
- leitura de formas e posições utilizando gravuras;
- construção e representação de formas geométricas;
- leitura e escrita dos numerais de 0 a 9;
- uso de fichas com os números em estudo;
- jogos recreativos envolvendo os conteúdos em estudo;
- utilizar situações do dia a dia para facilitar a compreensão de ordem e posição. Ex: formação de fila, corrida de saco, etc.
-Observar o desempenho dos alunos nos aspectos:
- participação;
- interesse;
- cooperação;
- realização das atividades.
2º BIMESTRE
-Conjuntos
- Sistema de numeração decimal;
- Pares e impares;
-Vizinhos e cores primárias;
-Ordem crescente e decrescente;
- Estudando os sinais;
-Preparando para a adição.
- Reconhecer os diferentes tipos de conjuntos;
- Reconhecimento dos números que aparecem no dia a dia;
- Identificar vizinhos;
- Reconhecer cores primárias;
-Organizar e contar os numerais em ordem crescente e decrescente;
- Saber resolver situações de (+), associando a adição a situação de reunir, juntar;
- Reconhecer situações do dia a dia que envolvam cálculos.
- Realização de agrupamento de objetos para demonstrar os diferentes tipos de conjuntos;
-Utilização do cantinho da matemática como facilitador da aprendizagem;
- Uso de fichas;
- Contagem da ordem crescente e decrescente;
- Jogos variados;
-Simulação de situações problemas que envolvam adição e subtração;
- Aula expositiva;
- Utilização do material dourado, ábaco.
-Observar o desempenho do aluno nos seguintes aspectos:
- Participação;
- Interesse;
-Cooperação e realização das atividades.
3º BIMESTRE
-Preparação para a adição (revisão);
-Dezenas exatas
-Dúzia e meia dúzia
-Preparando para a subtração;
-Problemas de adição
-Problemas de subtração.
-Resolver situações problema envolvendo cálculo no dia a dia;
-Construir os fatos fundamentais da adição;
-Efetuar a adição por meio de estratégias pessoais e técnicas convencionais;
-Relacionar a dezena a grupos de dez;
-Relacionar dúzia e meia dúzia a suas respectivas quantidades;
-Associar a subtração à idéia de tirar, diminuir;
-Analisar, interpretar e resolver situações problema, compreendendo as ideias de juntar e tirar.

-Uso do cantinho da matemática como facilitador da aprendizagem;
-Contagem utilizando material concreto;
-Uso do material de sucata, fichas e figuras;
-Confecção de ábaco de papel;
-Realizar atividades que envolvam o raciocínio lógico matemático;
-Aproveitar situações do cotidiano do aluno para trabalhar idéias associadas ã adição e subtração.
-Observar o desempenho do aluno nos seguintes aspectos:
-Participação
-Interesse
-Cooperação e realização das atividades.

4º BIMESTRE
-Número cem (centena)
-As horas
-Nosso dinheiro
-Medidas no dia a dia (metro,litro e quilo)
-Geometria
-Reconhecer e realizar reagrupamento de 10 dezenas formando uma centena;
-Reconhecer a centena como quantidade equivalente a cem (100) unidades;
-Reconhecer e efetuar a leitura de horas;
-Realizar atividades que envolvam a utilização do dinheiro no dia a dia;
-Reconhecer e utilizar a moeda utilizada no nosso país;
-Construir instrumentos de medida e realizar medições em situações do cotidiano.
-Utilização do cantinho da matemática;
-Uso de fichas, palitos de fósforo, ábaco.
-Exposição  de relógio, calendário e instrumentos de medidas;
-Construir instrumentos de medida e realizar medições;
-Permitir que os alunos comparem o tamanho das coisas, usando unidades de medidas não  adronizadas(palmo, pé,polegadas, palitos,etc.);
-Montar sólidos geométricos utilizando moldes.
-Observar o desempenho do aluno nos seguintes aspectos:
-Participação
-Interesse
-Cooperação e realização das atividades.
Proposta Curricular do Ensino Fundamental
2º ANO ( 7 ANOS)
LINGUA PORTUGUESA
CONTEÚDO
COMPETÊNCIAS
E HABILIDADES
PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS
AVALIAÇÃO
1º BIMESTRE
- Vogais
-Encontros vocálicos
- Consoantes
-Sílabas simples
-palavras geradoras: vida/neto/café/
sopa/remo/lixo/
zebu/jogo
-Formação e compreensão de palavras simples;
-Separação de sílabas

-Distinguir vogais , reconhecendo-as nas palavras e destacando-as;
- Formar palavras com a junção das vogais compreendendo os encontros vocálicos como forma de expressão;
-Identificar os propósitos e as intenções comunicativas da fala;
-Reconhecer em seu cotidiano o uso das palavras geradoras;
-Compreender e ler a palavra geradora decompondo-a em sílabas;
-Identificar a família silábica empregando-a e formando outras palavras.
-Atividades que desenvolvam a expressão oral;
- Jogos com letras e gravuras;
- Painel do alfabeto;
-Fichas com letras para serem manuseadas pelos alunos;
-Álbum de gravuras para leitura  de imagens;
-Recortes, agrupamento e colagem de palavras;
-Decomposição das palavras em fichas;
-Recursos áudio-visuais;
-Aula expositiva com auxílio do quadro negro;
-Uso do livro Oficial das letras, como recurso de pesquisa e sugestão de atividades.



-Contínua;
-Participação dos alunos nas atividades individuais e em grupo;
-Observação e registros escritos do progresso dos alunos.

2º BIMESTRE
- Silabas complexas, palavras geradoras;
Terra/namoro/pássaro
Casa/escola/artesanato/
Alvorada/oficina/religião
Justiça
-Ordem alfabética
-Letras maiúsculas e minúsculas;
-Nomes próprios e  comuns;
-Acento agudo e circunflexo;
-Sinônimos e antônimos.
- Utilizar a ordem alfabética como um recurso de organização e ordem;
-Empregar as letras maiúsculas e minúsculas nas palavras;
-Distinguir maiúsculas de minúsculas;
-Distinguir e empregar os acentos agudo e circunflexo, reconhecendo-os no emprego e som das palavras;
-Fazer uso do sinônimo e antônimo para o uso da oralidade e da escrita das palavras assimilando-os e distinguindo-os.

-Organização das filas em ordem alfabética;
-Jogos e bingos de letras e palavras;
-Confecção de fichas com sinônimos;
- Confecção de fichas com antônimos;
-Exposição das palavras estudadas;
-Alfabeto móvel;
-Uso da cartilha como recurso de pesquisa e sugestões de atividades.
-A avaliação neste bimestre se dará através da participação dos alunos em atividades orais e escritas, também nos trabalhos em grupo e individual com o objetivo de detectar possíveis dificuldades que venham prejudicar  o processo ensino-aprendizagem.
3º BIMESTRE
- Silabas complexas, palavras geradoras;
Caminho/filho/chuva
Horário/índios/ambulância/
Riquezacaranguejo;
-Frases declarativas, interrogativas e exclamativas;
-Palavras no singular e plural;
-Classificação das palavras quanto ao número de sílabas.

Reconhecer os fonemas das sílabas em estudo, distinguindo som e escrita das mesmas;
-Contextualizar as palavras geradoras apresentadas para reconhecimento do sentido/significado de cada uma;
-Usar  de forma funcional as frases de forma declarativa, interrogativa e exclamativa;
-Formar palavras a partir das sílabas das palavras geradoras consequentemente frases de forma declarativa, interrogativa e exclamativa;
-Compreender o uso do singular e do plural para expressar quantidades;
-Empregar nas palavras o singular e o plural;
-Classificar as palavras de acordo com o número de sílabas compreendendo os fonemas na formação das palavras.
-Exploração das palavras geradoras em seu universo como um todo;
-Exposição das palavras em fichas e murais;
-Exposição de tipos de frases e exploração em textos de acordo com a pontuação usada;
-Recorte e colagem de palavras com o conteúdo estudado;
-Uso da cartilha;
-Bingo explorando o singular e o plural;
-Quadro para separação de palavras de acordo com o número de sílabas.
- A avaliação será diagnóstica e contínua voltada sempre para a observação dos seguintes aspectos:
-Autonomia;
-Participação;
-Interesse nas atividades propostas.
4º BIMESTRE
-Aumentativo e diminutivo;
-Sílabas complexas, palavras geradoras:
raiz/trabalho/folclore/
constituição;
-Características dos nomes – adjetivos;
_Nomes masculinos e femininos.
-Compreender as formas das palavras quando empregadas no masculino e feminino;
-Contextualizar as palavras geradoras e seu sentido/significado;
-Reconhecer os fonemas das sílabas em estudo distinguindo som e escrita das mesmas;
-Dar qualidades coerentes às palavras, fazendo uso dos adjetivos;
-Distinguir masculino e feminino empregando na escrita das palavras.
-Jogos e competições envolvendo a escrita das palavras no modo aumentativo e diminutivo;
-Fichas com as sílabas estudadas;
-Textos para leitura e pesquisa de adjetivo, masculino e feminino;
-Gravuras e desenhos para qualificação de acordo com as características;
-Pesquisas em livros usados e revistas;
-Livros paradidáticos
-A avaliação será um processo de observação da participação , autonomia e criticidade, organização e assimilação por parte dos alunos no conteúdo abordado.



Proposta Curricular do Ensino Fundamental
2º ANO ( 7 ANOS)
MATEMÁTICA
CONTEÚDO
COMPETÊNCIAS HABILIDADES
PROCEDIMENTO METODOLÓGICO
AVALIAÇÃO
1º BIMESTRE
-Vocabulário fundamental:
maior/menor, grande/pequeno, alto/baixo, comprido/curto, grosso/fino, largo/estreito, perto/longe, na frente de/atrás de, em cima/em baixo, acima/abaixo.; direita e/esquerda;
- números de 0 a 9: _Um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove,
- Comparação de  quantidades;
-Ordem crescente e decrescente;
-Números ordinais;
-As idéias da adição;
-A idéia de juntar;
-A idéia de acrescentar;
-Adição com três parcelas.
-Descobrir o real sentido do vocabulário fundamental relacionando tamanho, forma e posição em nosso cotidiano;
-Fazer comparação e estabelecer relações entre tamanho, forma e posição;
-Desenvolver o raciocínio lógico-matemático como instrumento para descobrir o mundo à sua volta;
-Identificar os números de 0 a 9  relacionando-os e comparando-os;
-Distinguir os números a partir da leitura, escrita e quantidade relacionada;
-Comparar quantidades a partir de desenhos, objetos e diversos materiais;
-Relacionar os números do menor para o maior e do maior para o menor;
-Estabelecer ordem em brincadeiras  e jogos utilizando-se dos números ordinais;
-Compreender as idéias de somar através da junção e acréscimo de quantidades;
-Resolver adições envolvendo três parcelas;
-Utilizar as idéias de juntar e acrescentar para somar quantidades.
.-Utilizar o espaço físico da escola para jogos e atividades que envolvam o uso do vocabulário fundamental;
-Uso de fichas com os números de 0 a 9 e quantidades relacionadas;
-Material de sucata para desenvolver atividades de contagem, sequência lógica e posição;
-Uso de tabelas para observação e preenchimento de acordo com as quantidades indicadas;
-Brincadeiras e jogos com os números ordinais;
-Uso de material dourado;
-Utilização de sementes e o próprio corpo (dedos) para despertar a idéia de adicionar;
-Números móveis para manusear em sala de aula envolvendo ordem, sequência, posição, maior e menor;
-Utilização do livro didático.
.-A avaliação neste primeiro bimestre dar-se-á através de diagnóstico do conhecimento prévio dos alunos na intenção de detectar as dificuldades e a partir daí dar novos subsídios aos procedimentos metodológicos para um melhor resultado na aprendizagem dos alunos;
-Este diagnóstico constará da observação dos seguintes aspectos:
-Participação;
-Autonomia;
-Cooperação;
-Reflexão;
-Criticidade e desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático.
2º BIMESTRE
-As idéias de comparar;
-A idéia de tirar;
-A idéia de completar;
-Sistema de numeração decimal:
- o número dez;
-dezenas
-número até 99;
-Sólidos Geométricos
-Figuras geométricas planas/ linha reta e linha curva/ linha aberta e linha fechada; Superfície plana e superfície não plana.
-Compreender o processo da subtração através das idéias de tirar, comparar e completar;
-Resolver situações –problema na oralidade envolvendo subtração;
-Compreender o sistema de numeração decimal e sua importância para o mundo;
-Compreender a idéia dos números como uma sequência de valores que facilitam representar quantidades, ordens e classificação;
-Reconhecer as formas geométricas em seu cotidiano classificando-as distinguindo-as quanto ao seu formato, número de lados,etc.;
-Reconhecer linha reta e linha curva, linha aberta e linha fechada;
-Distinguir superfícies planas e superfícies não planas.
-Manuseio de material de sucatas para promover as idéias de tirar, comparar e completar quantidades;
-Utilização de sementes, grãos e palitos para resolução de atividades envolvendo subtração;
-Formação de dezenas com material dourado;
-Atividades mimeografadas;
-Desenhos;
-Confecção de sólidos geométricos de cartolina e/ou papelão.
- A avaliação será diagnóstica e contínua voltada sempre para a observação dos seguintes aspectos:
-Autonomia;
-Participação;
-Interesse nas atividades.
3º BIMESTRE
-Adição – soma até 99;
-Adição com mais de duas parcelas;
-Adição com .reagrupamento;
-Subtração com números naturais;
-As idéias da subtração;
-Conhecendo um pouco mais a subtração;
-Subtração com reagrupamento;
-Comparando idéias;
-As idieas da multiplicação;
-As idéias de adicionar quantidades iguais;
-A idéia das combinações;
-O que é dobro?
-O que é triplo?
-Efetuar a adição compreendendo seu processo de juntar e acrescentar;
-Fazer cálculos com mais de duas parcelas na adição;
-Analisar, interpretar e resolver situações problemas;
-Utilizar estratégias pessoais de cálculo mental;
-Compreender o processo da multiplicação como resultado da adição de parcelas iguais;
-Compreender a idéia de dobro e triplo como processo de expressão da multiplicação.

-Jogos criativos;
-Uso do material dourado;
-Brincadeiras educativas envolvendo situações –problema;
-Uso do ábaco;
-Uso de grãos e fichas para cálculo e resolução de situações problema.
-A avaliação será sempre uma constante na observação dos resultados nos seguintes aspectos:
-Participação;
-Atividades individuais e em grupo além de trabalhos com jogos.
4º BIMESTRE
--As idéias da divisão;
-Quantos grupos?
-A idéia de repartir em partes iguais;
-a idéia de metade;
-A meia dúzia;
-Par ou ímpar;
-A centena;
-Medidas;
-A medida no dia a dia;
-O que é medir?
-Medidas de comprimento;
-O metro;
-O centímetro;
-Medida de tempo;
-A hora;
-Dia / Semana / Mês / Ano
-Medida de capacidade:-O litro
-Medida de massa :O Quilograma
-Analisar, interpretar e resolver situações-problema que envolvam as idéias de repartir em partes iguais e de medir;
-Fazer pares com a quantidade de elementos de um grupo e identificar se essa quantidade representa um número par ou ímpar;
-Desenvolver o raciocínio utilizando-se de formas de compreensão dos diversos tipos de medidas;
-Compreender para que servem as medidas em nosso cotidiano e como elas são importantes em nossas vidas;
-Relacionar dias, meses e ano com datas importantes em sua vida;
-Distinguir os dias da semana.
- Material concreto para dividir em partes iguais;
-Jogos recreativos envolvendo conteúdos;
-Dimensionamento de espaços, permitindo relações de tamanho e formas;
-Uso databuada;
-Utilização de material de sucata para observação de medidas.
-A avaliação neste bimestre constará de atividades que despertem o interesse dos alunos e que possa  desenvolver o raciocínio matemático dos mesmos, possibilitando uma observação nos resultados da aprendizagem redimensionando assim a metodologia onde necessário se fizer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário