Escola de Ensino
Infantil e Fundamental Padre Cícero
Av. Mons. Juviniano
Barreto, 116 – Bairro Socorro
Juazeiro do Norte
– Ceará
PPP
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
JUAZEIRO DO NORTE- CEARÁ
2012
1. Justificativa
Em 2004 a Escola de Ensino Fundamental
Padre Cícero, pertencente à rede Estadual de ensino foi redimensionada pelo
então Governador do Estado do Ceará.
Em 2005 o governo municipal reabriu a
referida escola com o propósito de receber alunos com necessidades especiais,
tendo como projeto piloto a inclusão.Para isto, a estrutura física foi adaptada
e o corpo de professores e funcionários receberam formação para acolher estas
crianças.
Nesta perspectiva, a escola foi reaberta
em agosto de 2005, com o nome de Escola
de Ensino Infantil e Fundamental Padre Cícero, passando a receber alunos a partir dos três anos de idade.
Em 2006, o então Prefeito Municipal de
Juazeiro do Norte, em parceria com o governo do estado criou o NAPE (Núcleo de
Atendimento Pedagógico Especializado) composto por uma equipe multidisciplinar :
Assistente Social, Fonoaudióloga,Terapeuta Ocupacional, Fisioterapeuta,
Psicóloga, Psicopedagogas e duas professoras Especialistas, sendo uma em
BRAILLE e outra em LIBRAS com o objetivo
de atender aos alunos com necessidades intelectuais e altas habilidades da
jurisdição da CREDE 19 e do município com sede na Escola de Ensino Infantil e
Fundamental Padre Cícero, através do convênio que é renovado de dois em dois
anos, sendo obrigações da SEDUC:
a)Material didático-pedagógico;
b)Equipamentos específicos;
c)Assessoramento e Acompanhamento da
Equipe Multidisciplinar;
d)Capacitar professores e técnicos do
núcleo da rede estadual e municipal;
e)Orientar, avaliar e cooperar com a
implantação das ações do núcleo;
f)Assegurar o revestimento acústico da
sala de Fonoaudiologia;
g)Garantir a a instalação dos
equipamentos dos núcelos .
Obrigações
da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte:
a)Dispor de espaço físico de 06
salas
b)Ceder os profissionais com
qualificação adequada;
c)Proceder a manutenção dos
equipamentos do núcleo;
d)Manter parceria com os gestores
dos municípios vizinhos, de modo a garantir o deslocamento dos alunos até o
núcleo;
e)Responsabilizar-se pelo
deslocamento dos alunos que residem nos distritos até a sede do núcleo;
f)Cumprir as normas e diretrizes
técnicas, pedagógicas e administrativas segundo o Estatuto do Magistério;
h)Apresentar condições satisfatórias
de funcionamento conforme o Conselho Estadual de Educação e do órgão de
vigilância sanitária da Secretaria de Saúde;
i)Prestar assessoramento à
SEDUC/CREDE quando solicitado através de prestação de serviço nas áreas de
avaliação e diagnóstico de alunos com deficiência mental, múltipla, auditiva,
visual, física, condutas típicas e alunos surdo-cegos.
j)Ofertar vagas aos alunos da escola
pública nas atividades sociais, desportivas e culturais do município.
Este ano de 2011 a matrícula conta com
294 alunos, distribuídos nos turnos Manhã e Tarde, sendo 78 na Educação
Infantil e 178 no Ensino Fundamental.Deste total de alunos, 12 encontram-se na
Sala de Apoio Específico, sendo trabalhados para posterior inclusão e 26 já
inclusos nas salas regulares distribuídos desde o Infantil III até o 5º ano.
O atendimento voltado para a Educação
Inclusiva, justifica-se pelos novos desafios para a construção de uma escola de
qualidade, com atitudes não discriminatórias, contribuindo para o surgimento de
uma sociedade inclusiva, atingindo a educação para todos.
O artigo 3° da Lei n° 9.394/96 mostra
claramente que o PPP é um instrumento da gestão que expressa a proposta
educativa da escola, define o rumo, a intenção e os processos que a instituição
de ensino utilizará para cumprir as metas e objetivos pré estabelecidos, e por
se constituir na sua essência, um processo educativo, estará em permanente
avaliação e re-elaboração.
O artigo 31da Lei nº 9394/96 diz
também o PPP tem como foco básico o processo de ensino e aprendizagem e a
formação da cidadania, devendo, portanto alicerçar-se numa concepção de
currículo que considere suas implicações sociais.
O PPP constitui um documento que
retrata a realidade da escola direcionando o desenvolvimento das ações
educativas para a formação da cidadania.Certamente podemos considerá-lo um
suporte estratégico e de caráter instrumental que esclarece, informa, sugere,
interpreta e abre novos horizontes. Com este propósito a comunidade escolar
estudou e estruturou e redefiniu os caminhos a serem trilhados nos anos
seguintes.
Sabemos que fazer escola é com
certeza, refletir e analisar os vários referenciais e procurar romper os elos
que sacralizam a falta de compromisso com a educação de qualidade. O que de
fato vale salientar é que numa sociedade em constante transformação, trona-se
prioridade uma educação que busque novos futuros que torne a cidadania geradora
da construção do saber, na criticidade, na criatividade, na reflexão e onde não
haja desigualdade social.
2.
Referencial Teórico
A educação especial concebida como o
conjunto de conhecimentos tecnológicos, recursos humanos e materiais didáticos
que devem atuar na relação pedagógica para assegurar respostas educativas de
qualidade às necessidades educativas especiais, deverá vincular suas relações
pedagógicas de modo que a atenção especial se faça presente para todos os
educandos que em qualquer etapa ou modalidade da educação básica dela
necessitarem para o seu sucesso escolar.
Ensinar à turma toda,
independentemente das diferenças de cada um dos alunos, requer passar de um
ensino transmissivo pra uma pedagogia ativa, dialógica, interativa, que se
contrapõe a toda e qualquer visão unidirecional, de transferência unitária,
individualizadora e hierárquica do saber.
Considerar a identidade
sócio-cultural dos alunos e a valorização da capacidade de atendimento que cada
um deles tem do mundo e de si mesmo,
torna-se um dos pontos cruciais do ensinar dentro do respeito às diferenças.
Neste sentido o ensinar reafirma a necessidade de se promover situações de
aprendizagens que formem uma teia colorida de conhecimentos, cujos fios
expressam diferentes possibilidades de interpretação e de entendimento do grupo
que atua cooperativamente no processo.
O professor deve garantir a
liberdade e a diversidade das opiniões dos alunos, proporcionando oportunidades
para estes aprenderem a partir do que sabem e a chegarem até onde são capazes
de progredir.
É nesse sentido que as ações
educativas são desenvolvidas no coletivo e no dia a dia visando o
desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físicos, psicológicos,
intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade (Educação Infantil); o
desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno
domínio da leitura, da escrita e do cálculo, a compreensão do ambiente natural
e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se
fundamenta a sociedade, o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo
em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e
valores (Ensino Fundamental), inibir comportamentos preconceituosos, reforçando
a compreensão de que ser diferente não é ser desigual, o que leva ao respeito à
diversidade e à inclusão social, (Educação Inclusiva).
A inclusão não é somente para os
alunos com deficiência, mas para todos os alunos, educadores, pais e membros da
comunidade, o conjunto num trabalho coletivo visa à igualdade e a excelência
para todos os alunos. “os alunos com necessidades educativas especiais não
requerem integração., requerem educação”. ( Heyarty 1981, p.23).
3. Proposta Curricular
A Proposta Curricular desenvolvida
segue as diretrizes curriculares nacionais para as modalidades: Educação
Infantil e Ensino Fundamental.
O Currículo apresenta-se como um
processo constante de revisão e adequação. Os métodos e técnicas da prática
pedagógica tornam-se elementos que permeiam os conteúdos.
O currículo apresenta uma base
nacional comum a ser suplementada ou complementada por uma parte diversificada,
imposta pelas características dos alunos.
As dificuldades de aprendizagem
apresentam-se como um contínuo, sendo estas resolvidas espontaneamente no curso
do trabalho pedagógico.
Ao educando que apresentar graves
comportamentos mentais e/ou múltiplos, que não possa beneficiar-se do currículo
da base comum, será proporcionado um currículo funcional para atender às
necessidades apresentadas, usando o desenvolvimento das competências sociais, o
acesso ao conhecimento à cultura e as formas de trabalho valorizando a inclusão
do aluno na sociedade.
A organização escolar e os serviços
de apoio devem propiciar condições estruturais para que possa ocorrer no nível
individual, o que se procede segundo essas medidas:
·
A
escola flexibiliza os critérios e os procedimentos pedagógicos levando em conta
a diversidade dos alunos.
·
O
contexto escolar permite discussões, propiciando medidas diferenciadas
metodológicas de avaliação e promoção contemplando as diferenças individuais
dos alunos.
·
A
escola favorece e estimula a diversificação de técnicas, procedimentos e
estratégias de ensino, de modo a ajustar o processo de ensino e aprendizagem às
características, potencialidades e capacidades dos alunos.
·
A
comunidade escolar realiza avaliações do contexto que interferem no processo
pedagógico.
·
A
escola possibilita a definição de objetivos gerais levando em conta a
diversidade dos alunos.
·
O
currículo flexibiliza a prioridade, a sequenciação e a eliminação de objetivos
específicos, para atender às diferenças individuais.
O aluno aprende com mais sentido para
si mesmo quando estabelece relações entre seus trabalhos artísticos
individuais, em grupo, e a produção social de arte, assimilando e percebendo
correlações entre o que faz na escola e o que é e foi realizado pelos artistas
na sociedade no âmbito local, regional e nacional.
Diante de tal pensamento, nossa escola
pretende envolver os nossos alunos no desenvolvimento das atividades artísticas
e estéticas e situá-lo na produção social de todas as épocas e nas diversidades
culturais, principalmente as da nossa região.
3.1 Proposta Curricular do Ensino Infantil
INFANTIL
III (3 ANOS)
O jeito de cada criança é especial e
próprio dela. É esse jeito de se apresentar no mundo que deve ser valorizado,
enriquecido, reforçado e amado.
Nos primeiros anos de vida, o
contato com o mundo permite à criança construir conhecimentos práticos sobre
seu entorno, relacionados à capacidade de perceber a existência de objetos,
seres, cores, sons, odores, de movimentar-se nos espaços, de manipular os
objetos. Experimenta expressar e comunicar seus desejos e emoções, atribuindo
as primeiras significações para os elementos do mundo e realizando ações cada
vez mais coordenadas e intencionais, em constante interação com outras pessoas
com quem compartilha novos conhecimentos.
LINGUAGEM
Histórias
Brincadeiras
Coordenação
motora
Desenho
livre
Trabalhar
a escrita do nome de forma maiúscula
Introdução
das vogais maiúsculas
Identificação
das vogais nos seus nomes
Figura-fundo
Pintura
Recorte
/ colagem
Traçados
de letras
Trabalhar
o alfabeto
MATEMÁTICA
Linha reta e curva
Curva
aberta e fechada
Cores
primárias: azul, vermelha e amarela
Os números 0 a 9
Formas
geométricas: círculo, quadrado, triângulo e retângulo
Conceitos
matemáticos: em cima/ em baixo; dentro / fora; aqui / lá; pouco / muito; grande
/ pequeno; grosso / fino; alto/ baixo; frente / atrás; perto/ longe; cheio/
vazio.
Cor
secundária: verde
Conceitos:
juntar / separar, abrir / fechar, depressa / devagar.
Conjunto
vazio e unitário
CIÊNCIAS
SOCIAIS
A escola
Trabalhar
as datas comemorativas dos meses
Tipos
de casa
Alimentação
Tipos
de transportes: terrestres, marítimos e aéreos.
A
família
CIÊNCIAS
BIOLÓGICAS
Hábitos de higiene
Áspero
/ liso
Partes
do corpo
Os
animais
Os
órgãos do sentido: audição, paladar, tato e olfato.
Animais
domésticos
Seres
vivos e seres não vivos
FORMAÇÃO
RELIGIOSA
TEMA CENTRAL – “DEUS CRIADOR”
Deus criou a luz, a terra, o mundo
Deus
criou ás árvores e as flores
Deus
criou as borboletas e os passarinhos
Deus
criou as crianças
Deus
viu que tudo era bom.
INFANTIL IV – (4 ANOS)
Pesquisa sobre o desenvolvimento
humano, formação da personalidade, construção da inteligência e aprendizagem
nos primeiros anos de vida apontam para a importância e a necessidade de um bom
trabalho educacional pedagógico de boa qualidade nessa faixa etária.
Atualmente emerge uma nova concepção
de criança como criadora, capaz de estabelecer múltiplas relações, sujeitos de
direitos, um ser sócio-cultural-histórico, produtor de uma cultura e nela
inserida. Diante dessa concepção e de dois aspectos associáveis: CUIDAR e EDUCAR, o trabalho pedagógico visa
atender as necessidades determinadas pela faixa etária, superando a visão
adultocêntrica em que a criança é concebida apenas com um vir a ser e,
portanto, necessita ser “PREPARADA PARA”...
Não podemos e nem devemos entender a
Educação Infantil somente como um período preparatório para o Ensino Fundamental.
Precisamos compreender que nossas crianças não estão se preparando para
crescer, elas estão crescendo em todos os aspectos. É nesse crescimento que
entra a nossa responsabilidade de desenvolver um trabalho pedagógico de
qualidade onde as nossas crianças possam se desenvolver prazerosamente em todos
os aspectos legais.
LINGUAGEM
Entrosamento com a turma
Coordenação
motora
Jogos
e brincadeiras
Vogais
maiúsculas (1º semestre)
Vogais
minúsculas (2º semestre)
Trabalhar
seus nomes
Encontros
vocálicos
Introduzir
consoantes (uso do alfabeto móvel)
Quebra
– cabeça
Introduzir
fichas símbolo
MATEMÁTICA
Formas geométricas: triângulo, círculo,
quadrado e retângulo
Tempo:
agora
Conceitos:
maior / menor; grosso / fino; áspero / liso; alinhamento; dentro / fora; curto
/ comprido.
Noções
de pertence e não pertence
Números
naturais de 0 a
20
Seqüência
Cores
primárias: azul, amarelo e vermelho
Cores
secundárias: laranja, verde e outras
Curvas
abertas e fechadas
Lateralidade:
direita / esquerda; em cima / em baixo
Figura
todo / parte de objetos
Noções
de fração (separar, juntar).
CIÊNCIAS
SOCIAIS
A família
Habitação
e casa
Transportes
terrestres, marítimo e aéreo
Meios
de comunicação
Trabalhar
as datas comemorativas ( romaria em juazeiro)
A
escola
CIÊNCIAS
BIOLÓGICAS
A natureza
Partes
do corpo humano
Animais:
domésticos, selvagens, etc
Vegetais
Noção
de dia / noite
Órgãos
dos sentidos (visão, audição, paladar, tato e olfato)
Higiene
corporal
Noção:
masculino / feminino
Noção:
sol, lua, estrelas, vento e chuva
Higiene
bucal
FORMAÇÃO
RELIGIOSA
TEMA: “EU FUI CRIADO POR DEUS”
Minha vida
Os pássaros
Eu
canto
Onde
eu vivo? Meu lar
Minha
família
Minha
escola
A
chuva cai
Vamos
agradecer (saber rezar)
INFANTIL
V – (5 ANOS)
Nesta faixa etária, principalmente
quando a criança já freqüentou pelo menos dois anos de Educação Infantil, o seu
desenvolvimento psicomotor já é notório, nos aspectos trabalhados:
cuidar/educar.É que já iniciou o seu processo de alfabetização e letramento.
LINGUAGEM
Histórias
Vogais
maiúsculas e minúsculas
Trabalhar
nomes e pré-nomes na forma maiúscula
Trabalhar
palavras geradoras com suas famílias silábicas
Uso
do alfabeto móvel
Trabalhar
a linguagem escrita através de textos (poema, parlenda, música, adivinhações,
etc).
Explorar
rótulos de embalagens.
MATEMÁTICA
Distancia: perto/longe
Ponto
e reta
Retas
paralelas
Sinais
matemáticos: =; <; > E; E; U; =/=; +; -
Ordem
crescente e decrescente
Números
naturais de 01 a
50
Formas
geométricas
Conjuntos
Conjunto
vazio e unitário
Noções
de soma e subtração
CIÊNCIAS
SOCIAIS
Trabalhar
as datas comemorativas (romaria)
O
mundo
O
homem
A
família
A
escola
Meios
de transportes e de comunicação
Alimentação
Dias
da semana, meses e ano
Clima
quente/ frio (estações do ano)
CIÊNCIAS
BIOLÓGICAS
Animais: úteis, nocivos, domésticos,
selvagens e mamíferos
Seres
vivos e não vivos
Os
vegetais
Jardim,
horta, pomar
As
plantas
Os
sentidos
Higiene
e saúde
A
água
FORMAÇÃO
RELIGIOSA
TEMA: “O TESTEMUNHO DE JESUS”
A família
A
família de Jesus
Os
amigos de Jesus
Jesus
e as crianças
Jesus
e os doentes
A
pesca milagrosa
OBS:
Trabalhar as datas comemorativas religiosas: Páscoa, São José, Pe. Cícero,
Semana Santa, Mês de Maria, Mês da Bíblia, São Francisco, A Padroeira e Natal.
METODOLOGIA
A metodologia a ser trabalhada deve
ser desenvolvida de forma criativa e mesclada, englobando as teorias de Emilia
Ferreiro, Piaget, Vygotsky, Paulo Freire e outros que valorizem a aprendizagem
no eixo ‘’ Aprender/Fazer ‘’ em que o aluno busca se tornar autônomo do seu
saber.
Na construção do saber evidenciam-se
alguns aspectos do método sócio-construtivista como forma de efetivar de
maneira inovadora o processo ensino/aprendizagem.
AVALIAÇÃO
As propostas educacionais recentes
compreendem a avaliação escolar como uma ferramenta da qual o professor dispõe
para refletir sobre sua prática pedagógica.
Assim, a avaliação na Educação
Infantil deve ocorrer de forma permanente, como parte integrante e intrínseca do
processo ensino/aprendizagem, voltada para os aspectos qualitativos, sem
caráter reprovativo ou de promoção.
Portanto, a avaliação da educação infantil
faz-se através de relatórios mensais da turma e do preenchimento da ficha de
acompanhamento individual do aluno, que será feita bimestralmente.
Proposta
Curricular do Ensino Fundamental
1º ANO (6 ANOS)
LINGUA PORTUGUESA
CONTEÚDO
|
COMPETÊNCIAS
E
HABILIDADES
|
PROCEDIMENTOS
METODOLOGICOS
|
AVALIAÇÃO
|
|||||
1º
BIMESTRE
|
||||||||
- Período preparatório
- símbolos
Alfabeto maiúsculo e minúsculo
- Vogais
- Encontros vocálicos: ai, au, ei, eu, oi,
ui, uá, eia
- Consoantes minúsculas (t,p,l,b,m,s)
- Fonemas e sílabas:
ta,te,ti,to,tu,tão,pa,pe,pi
po,pu,pão
La,Lê,li,lo,lu,
Lão;
Ba,be,bi,bo,bu,bão
- Palavras com sílabas em estudo
- Sinal gráfico (~) e os acentos (`’^)
- Palavras acentuadas
- Nomes próprios e comuns
- Masculino e Feminino
- Textos variados (oralidade)
|
-Integrar-se ao novo ambiente físico e
social, do qual fazem parte o prédio da escola, o material escolar e gráfico
em geral, o pessoal da escola: colegas, professores, auxiliares de serviços
gerais e núcleo gestor;
- reconhecer que o homem se comunica de
diferentes formas e com inúmeros fins;
- ler e escrever o alfabeto maiúsculo e
minúsculo;
- distinguir vogais das consoantes;
- Ler as vogais orais e nasais grafadas em
letras de forma e em cursiva;
- identificar o som e as letras das vogais
em palavras;
- Conhecer, ler e grafar os encontros
vocálicos;
- vivenciar situações em que se empregam os
encontros vocálicos;
- empregar as vogais orais e nasais
assinaladas em til, na complementação das palavras;
- identificar, ler e grafar as consoantes
maiúsculas t,p,i,b;
- ler e compreender palavras envolvendo
fonemas e sílabas apresentadas;
- compreender os significados das palavras
formadas;
- identificar e utilizar corretamente o
sinal gráfico (~) e os acentos (‘`^);
- identificar masculino e feminino.
|
-Trabalhos manuais: desenho livre feito com
lápis de cor e recorte e colagem de figuras retiradas de revistas;
- excursão a dependências da escola
entrevista com profissionais que desempenham atividades nos locais da escola;
- conversas, discussões, relatos de
experiências, histórias contadas pelos alunos e professores;
- utilização de recursos audiovisuais como:
música, canções, gravuras, livros e revistas;
- promover discussões sobre o significado
dos símbolos, placas e sinais;
- introduzir as vogais umas por vez,
explorando os contextos significativos que elas sãos apresentadas: palavra
chave, gravura e canções;
- criar atividades que possam despertar o
interesse e a participação espontânea do aluno: leitura e interpretação de
gravuras, desenhos livres;
- contar canções com as crianças
estimulando-as a movimentos corporais;
- Propor à criança que cria através de
gestos, as interjeições: oi,ai,uai,ei!;
- apresentar cartazes com mos encontros
vocálicos para que as crianças leiam e interpretem as figuras:
- uso de fichas para ser manuseadas pelos
alunos;
- jogos com letras e gravuras;
- Painel do alfabeto;
- Apresentação da palavra chave;
- Destaque das silabas inicial e
apresentação da família silábica.
|
-A partir dos objetivos e atividades
propostas, avaliar o desempenho do aluno(ao):
- participação ativa nas aulas;
- jogos e competições, interesse, postura e
atenção;
- resolução de atividades para fixação dos
conteúdos;
- desenvolvimento dos diversos tipos de
leitura;
- integração nos trabalhos em grupo;
- responsabilidade nos trabalhos
individuais;
- Desempenho nas tarefas extra classe;
- construção de textos pelo próprio aluno;
- leitura e interpretação de textos e
gravuras.
|
|||||
2º
BIMESTRE
|
||||||||
- Alfabeto maiúsculo;
-Consoantes minúsculas ( t,p,l
,b,m,s,c,v,r,d);
- fonemas e sílabas estudadas no decorrer
do 1º bimestre (revisão);
- fonemas sílabas: Ca, co, cu, aão, va, vê,
vi,vo,vu, vão, na ne, ni, no, nu, não, da, de, di, do, du, dão.
- palavras com sílabas em estudo;
- Frases;
- Textos envolvendo as silabas em estudos;
- Pontos (? ! .) acentos (‘e^) e o sinal
gráfico ( ~).
- masculino e feminino;
- nomes próprios e comuns;
- palavras acentuadas.
|
- Ler e escrever as letras do alfabeto sem
dificuldade, obedecendo o manejo;
- discriminar visual e auditivamente vogais
e consoantes maiúsculas e minúsculas ( t,p,l,b,m,s,c,v);
- ler e escrever as sílabas em estudo;
- reconhecer e separar as sílabas em
estudo;
- diferenciar masculino e feminino;
- formar e ler pequenas frases;
- empregar corretamente os acentos (‘e ^) e
sinal gráfico (~) em palavras vistas;
- completar frases substituindo figuras por
palavras;
- grafar corretamente letras maiúsculas e
minúsculas;
- empregar corretamente o masculino e o
feminino das palavras;
- reconhecer nomes próprios e comuns;
- descobrir novas palavras agrupando as
sílabas em estudo.
|
- Leitura e canção do alfabeto e vogais;
- jogos das fichas vogais e consoantes;
- contação de histórias para a introdução
das sílabas e seus fonemas;
- jogo silábico;
- bingo silábico;
- pescaria de letras e silabas;
- decomposição de palavras em sílabas;
- exercícios orais e escritos;
- ditado;
- autoditado;
- treino da pronuncia correta das palavras;
- uso de a e o antes das palavras;
- atividades que favoreçam o reconhecimento
pelo aluno do próprio nome dos colegas e de objetos conhecidos.
|
Observar o desempenho do aluno,
individualmente e em grupo, quanto ao interesses, a participação, a atenção e execução das
atividades propostas;
- atividades avaliativas escritas diárias e
semanais.
|
|||||
3º
BIMESTRE
|
||||||||
-Alfabeto maiúsculo e minúsculo (revisão)
- fonemas e sílabas estudadas no decorrer
do segundo bimestre;
- fonemas e sílabas : fa, fé, fi, fo, fu,
ra, re, ri, ro, ru, rão, já, jê, ji, Jô, ju, jaó, ga, go, gu, gao, xá, Xe,
xi, xô, xu, xão, za, Zé, zi, zo, zu, zão.
- composição de palavras e frases;
- separação de sílabas;
Singular e plural.
|
- Ler e escrever o alfabeto maiúsculo;
- fixar a pronuncia e escrita dos fonemas
estudados;
- criar frases empregando as palavras
conhecidas;
- ampliar habilidades para escrever, ler,
contar histórias e formar frases usando a pontuação correta;
- relacionar a fala a escrita;
- reconhecer a quantidade de sílabas de
cada palavra;
- classificar as palavras quanto ao número
de sílabas;
- empregar corretamente as flexões do
plural.
|
-Utilizar alfabeto móvel;
- canções e leitura do alfabeto e vogais;
- ditado de figuras;
- ditado relâmpago;
- exposição de cartazes e fichas; sacolão
de palavras;
- apresentação da palavra chave;
- destaque da sílaba inicial e apresentação
da família silábica;
- recorte e colagem;
- produção de frases com base em figuras;
- decomposição de palavras em sílabas;
- jogos e brincadeiras envolvendo a fala.
|
-Observar o desempenho do aluno em grupo e
individualmente quanto ao interesse, a atenção, participação e execução das
atividades propostas.
|
|||||
4º
BIMESTRE
|
||||||||
-Encontro consonantal;
- sílabas complexas;
- frases curtas e longas
|
-Ler e escrever palavras contendo encontros
consonantais formandos por consoantes seguida de r ou l;
- ler e escrever palavras contendo padrões
silábicos considerados de maior complexidade;
- estimular a escrita de frases curtas e
longas, através de estímulos visuais;
|
- Apresentação de fichas com encontros
consonantais;
- brincar de repetir frases, versos e
palavras. Ex.; ‘’ o pato pulou no prato”
- falar palavras para que as crianças
marquem com palmas a palavra que “treme ou arranha”.
Composição de palavras no quadro-giz com
apoio de figuras;
- atividades no caderno;
- autoditado;
- ditado;
- estruturação de frases sob orientação do
professor, através de estímulos visuais.
|
-Observar continuamente o desempenho do
aluno quanto a produção e leitura de palavras e frases e sua participação nas
atividades individuais e em grupo.
|
|||||
Proposta Curricular
do Ensino Fundamental
1º ANO ( 6 ANOS)
MATEMÁTICA
CONTEÚDO
|
COMPETÊNCIAS
HABILIDADES
|
PROCEDIMENTO
METODOLÓGICO
|
AVALIAÇÃO
|
1º
BIMESTRE
|
|||
-Vocabulário fundamental: direito/esquerdo,
maior/menor, grande/pequeno, alto/baixo, comprido/curto, grosso/fino,
largo/estreito, perto/longe, na frente de/atrás de, em cima/em baixo,
acima/abaixo.
- números naturais;
- números e numerais
- estudando os símbolos;
- ordinais do 1º ao 9º
|
-Discriminação direita e esquerda;
- desenvolver coordenação motora;
- dimensionamento de espaços, percebendo
relação de tamanho e forma;
- entender a seqüência dos numerais de
- relacionar quantidades ao seu numero
correspondente;
- explorar a idéia de quantidade pelos
símbolos;
- seqüenciar os números pela ordem de
valor.
|
-Trabalhar com a lateralidade usando o
próprio corpo;
- manuseio de objetos concretos;
- leitura de formas e posições utilizando
gravuras;
- construção e representação de formas
geométricas;
- leitura e escrita dos numerais de
- uso de fichas com os números em estudo;
- jogos recreativos envolvendo os conteúdos
em estudo;
- utilizar situações do dia a dia para facilitar
a compreensão de ordem e posição. Ex: formação de fila, corrida de saco, etc.
|
-Observar o desempenho dos alunos nos
aspectos:
- participação;
- interesse;
- cooperação;
- realização das atividades.
|
2º
BIMESTRE
|
|||
-Conjuntos
- Sistema de numeração decimal;
- Pares e impares;
-Vizinhos e cores primárias;
-Ordem crescente e decrescente;
- Estudando os sinais;
-Preparando para a adição.
|
- Reconhecer os diferentes tipos de
conjuntos;
- Reconhecimento dos números que aparecem
no dia a dia;
- Identificar vizinhos;
- Reconhecer cores primárias;
-Organizar e contar os numerais em ordem
crescente e decrescente;
- Saber resolver situações de (+),
associando a adição a situação de reunir, juntar;
- Reconhecer situações do dia a dia que
envolvam cálculos.
|
- Realização de agrupamento de objetos para
demonstrar os diferentes tipos de conjuntos;
-Utilização do cantinho da matemática como
facilitador da aprendizagem;
- Uso de fichas;
- Contagem da ordem crescente e
decrescente;
- Jogos variados;
-Simulação de situações problemas que
envolvam adição e subtração;
- Aula expositiva;
- Utilização do material dourado, ábaco.
|
-Observar o desempenho do aluno nos
seguintes aspectos:
- Participação;
- Interesse;
-Cooperação e realização das atividades.
|
3º
BIMESTRE
|
|||
-Preparação para a adição (revisão);
-Dezenas exatas
-Dúzia e meia dúzia
-Preparando para a subtração;
-Problemas de adição
-Problemas de subtração.
|
-Resolver situações problema envolvendo
cálculo no dia a dia;
-Construir os fatos fundamentais da adição;
-Efetuar a adição por meio de estratégias
pessoais e técnicas convencionais;
-Relacionar a dezena a grupos de dez;
-Relacionar dúzia e meia dúzia a suas
respectivas quantidades;
-Associar a subtração à idéia de tirar,
diminuir;
-Analisar, interpretar e resolver situações
problema, compreendendo as ideias de juntar e tirar.
|
-Uso do cantinho da matemática como
facilitador da aprendizagem;
-Contagem utilizando material concreto;
-Uso do material de sucata, fichas e
figuras;
-Confecção de ábaco de papel;
-Realizar atividades que envolvam o
raciocínio lógico matemático;
-Aproveitar situações do cotidiano do aluno
para trabalhar idéias associadas ã adição e subtração.
|
-Observar o desempenho do aluno nos
seguintes aspectos:
-Participação
-Interesse
-Cooperação e realização das atividades.
|
4º
BIMESTRE
|
|||
-Número cem (centena)
-As horas
-Nosso dinheiro
-Medidas no dia a dia (metro,litro e quilo)
-Geometria
|
-Reconhecer e realizar reagrupamento de 10
dezenas formando uma centena;
-Reconhecer a centena como quantidade
equivalente a cem (100) unidades;
-Reconhecer e efetuar a leitura de horas;
-Realizar atividades que envolvam a
utilização do dinheiro no dia a dia;
-Reconhecer e utilizar a moeda utilizada no
nosso país;
-Construir instrumentos de medida e
realizar medições em situações do cotidiano.
|
-Utilização do cantinho da matemática;
-Uso de fichas, palitos de fósforo, ábaco.
-Exposição
de relógio, calendário e instrumentos de medidas;
-Construir instrumentos de medida e
realizar medições;
-Permitir que os alunos comparem o tamanho
das coisas, usando unidades de medidas não adronizadas(palmo, pé,polegadas,
palitos,etc.);
-Montar sólidos geométricos utilizando
moldes.
|
-Observar o desempenho do aluno nos
seguintes aspectos:
-Participação
-Interesse
-Cooperação e realização das atividades.
|
Proposta Curricular
do Ensino Fundamental
2º ANO ( 7 ANOS)
LINGUA PORTUGUESA
CONTEÚDO
|
COMPETÊNCIAS
E
HABILIDADES
|
PROCEDIMENTOS
METODOLOGICOS
|
AVALIAÇÃO
|
|
1º
BIMESTRE
|
||||
- Vogais
-Encontros vocálicos
- Consoantes
-Sílabas simples
-palavras geradoras: vida/neto/café/
sopa/remo/lixo/
zebu/jogo
-Formação e compreensão de palavras
simples;
-Separação de sílabas
|
-Distinguir vogais , reconhecendo-as nas
palavras e destacando-as;
- Formar palavras com a junção das vogais
compreendendo os encontros vocálicos como forma de expressão;
-Identificar os propósitos e as intenções
comunicativas da fala;
-Reconhecer em seu cotidiano o uso das
palavras geradoras;
-Compreender e ler a palavra geradora
decompondo-a em sílabas;
-Identificar a família silábica
empregando-a e formando outras palavras.
|
-Atividades que desenvolvam a expressão
oral;
- Jogos com letras e gravuras;
- Painel do alfabeto;
-Fichas com letras para serem manuseadas
pelos alunos;
-Álbum de gravuras para leitura de imagens;
-Recortes, agrupamento e colagem de
palavras;
-Decomposição das palavras em fichas;
-Recursos áudio-visuais;
-Aula expositiva com auxílio do quadro
negro;
-Uso do livro Oficial das letras, como
recurso de pesquisa e sugestão de atividades.
|
-Contínua;
-Participação dos alunos nas atividades
individuais e em grupo;
-Observação e registros escritos do
progresso dos alunos.
|
|
2º
BIMESTRE
|
|||
- Silabas complexas, palavras geradoras;
Terra/namoro/pássaro
Casa/escola/artesanato/
Alvorada/oficina/religião
Justiça
-Ordem alfabética
-Letras maiúsculas e minúsculas;
-Nomes próprios e comuns;
-Acento agudo e circunflexo;
-Sinônimos e antônimos.
|
- Utilizar a ordem alfabética como um
recurso de organização e ordem;
-Empregar as letras maiúsculas e minúsculas
nas palavras;
-Distinguir maiúsculas de minúsculas;
-Distinguir e empregar os acentos agudo e
circunflexo, reconhecendo-os no emprego e som das palavras;
-Fazer uso do sinônimo e antônimo para o
uso da oralidade e da escrita das palavras assimilando-os e distinguindo-os.
|
-Organização das filas em ordem alfabética;
-Jogos e bingos de letras e palavras;
-Confecção de fichas com sinônimos;
- Confecção de fichas com antônimos;
-Exposição das palavras estudadas;
-Alfabeto móvel;
-Uso da cartilha como recurso de pesquisa e
sugestões de atividades.
|
-A avaliação neste bimestre se dará através
da participação dos alunos em atividades orais e escritas, também nos
trabalhos em grupo e individual com o objetivo de detectar possíveis
dificuldades que venham prejudicar o
processo ensino-aprendizagem.
|
3º
BIMESTRE
|
|||
- Silabas complexas, palavras geradoras;
Caminho/filho/chuva
Horário/índios/ambulância/
Riquezacaranguejo;
-Frases declarativas, interrogativas e
exclamativas;
-Palavras no singular e plural;
-Classificação das palavras quanto ao
número de sílabas.
|
Reconhecer os fonemas das sílabas em
estudo, distinguindo som e escrita das mesmas;
-Contextualizar as palavras geradoras
apresentadas para reconhecimento do sentido/significado de cada uma;
-Usar de forma funcional as frases de forma
declarativa, interrogativa e exclamativa;
-Formar palavras a partir das sílabas das
palavras geradoras consequentemente frases de forma declarativa,
interrogativa e exclamativa;
-Compreender o uso do singular e do plural
para expressar quantidades;
-Empregar nas palavras o singular e o
plural;
-Classificar as palavras de acordo com o
número de sílabas compreendendo os fonemas na formação das palavras.
|
-Exploração das palavras geradoras em seu
universo como um todo;
-Exposição das palavras em fichas e murais;
-Exposição de tipos de frases e exploração
em textos de acordo com a pontuação usada;
-Recorte e colagem de palavras com o
conteúdo estudado;
-Uso da cartilha;
-Bingo explorando o singular e o plural;
-Quadro para separação de palavras de
acordo com o número de sílabas.
|
- A avaliação será diagnóstica e contínua
voltada sempre para a observação dos seguintes aspectos:
-Autonomia;
-Participação;
-Interesse nas atividades propostas.
|
4º
BIMESTRE
|
|||
-Aumentativo e diminutivo;
-Sílabas complexas, palavras geradoras:
raiz/trabalho/folclore/
constituição;
-Características dos nomes – adjetivos;
_Nomes masculinos e femininos.
|
-Compreender as formas das palavras quando
empregadas no masculino e feminino;
-Contextualizar as palavras geradoras e seu
sentido/significado;
-Reconhecer os fonemas das sílabas em
estudo distinguindo som e escrita das mesmas;
-Dar qualidades coerentes às palavras,
fazendo uso dos adjetivos;
-Distinguir masculino e feminino empregando
na escrita das palavras.
|
-Jogos e competições envolvendo a escrita
das palavras no modo aumentativo e diminutivo;
-Fichas com as sílabas estudadas;
-Textos para leitura e pesquisa de
adjetivo, masculino e feminino;
-Gravuras e desenhos para qualificação de
acordo com as características;
-Pesquisas em livros usados e revistas;
-Livros paradidáticos
|
-A avaliação será um processo de observação
da participação , autonomia e criticidade, organização e assimilação por
parte dos alunos no conteúdo abordado.
|
Proposta Curricular
do Ensino Fundamental
2º ANO ( 7 ANOS)
MATEMÁTICA
CONTEÚDO
|
COMPETÊNCIAS
HABILIDADES
|
PROCEDIMENTO
METODOLÓGICO
|
AVALIAÇÃO
|
1º
BIMESTRE
|
|||
-Vocabulário fundamental:
maior/menor, grande/pequeno, alto/baixo,
comprido/curto, grosso/fino, largo/estreito, perto/longe, na frente de/atrás
de, em cima/em baixo, acima/abaixo.; direita e/esquerda;
- números de
- Comparação de quantidades;
-Ordem crescente e decrescente;
-Números ordinais;
-As idéias da adição;
-A idéia de juntar;
-A idéia de acrescentar;
-Adição com três parcelas.
|
-Descobrir o real sentido do vocabulário
fundamental relacionando tamanho, forma e posição em nosso cotidiano;
-Fazer comparação e estabelecer relações
entre tamanho, forma e posição;
-Desenvolver o raciocínio lógico-matemático
como instrumento para descobrir o mundo à sua volta;
-Identificar os números de
-Distinguir os números a partir da leitura,
escrita e quantidade relacionada;
-Comparar quantidades a partir de desenhos,
objetos e diversos materiais;
-Relacionar os números do menor para o
maior e do maior para o menor;
-Estabelecer ordem em brincadeiras e jogos utilizando-se dos números ordinais;
-Compreender as idéias de somar através da
junção e acréscimo de quantidades;
-Resolver adições envolvendo três parcelas;
-Utilizar as idéias de juntar e acrescentar
para somar quantidades.
|
.-Utilizar o espaço físico da escola para
jogos e atividades que envolvam o uso do vocabulário fundamental;
-Uso de fichas com os números de
-Material de sucata para desenvolver
atividades de contagem, sequência lógica e posição;
-Uso de tabelas para observação e
preenchimento de acordo com as quantidades indicadas;
-Brincadeiras e jogos com os números
ordinais;
-Uso de material dourado;
-Utilização de sementes e o próprio corpo
(dedos) para despertar a idéia de adicionar;
-Números móveis para manusear em sala de
aula envolvendo ordem, sequência, posição, maior e menor;
-Utilização do livro didático.
|
.-A avaliação neste primeiro bimestre dar-se-á
através de diagnóstico do conhecimento prévio dos alunos na intenção de
detectar as dificuldades e a partir daí dar novos subsídios aos procedimentos
metodológicos para um melhor resultado na aprendizagem dos alunos;
-Este diagnóstico constará da observação
dos seguintes aspectos:
-Participação;
-Autonomia;
-Cooperação;
-Reflexão;
-Criticidade e desenvolvimento do
raciocínio lógico-matemático.
|
2º
BIMESTRE
|
|||
-As idéias de comparar;
-A idéia de tirar;
-A idéia de completar;
-Sistema de numeração decimal:
- o número dez;
-dezenas
-número até 99;
-Sólidos Geométricos
-Figuras geométricas planas/ linha reta e
linha curva/ linha aberta e linha fechada; Superfície plana e superfície não
plana.
|
-Compreender o processo da subtração
através das idéias de tirar, comparar e completar;
-Resolver situações –problema na oralidade
envolvendo subtração;
-Compreender o sistema de numeração decimal
e sua importância para o mundo;
-Compreender a idéia dos números como uma
sequência de valores que facilitam representar quantidades, ordens e
classificação;
-Reconhecer as formas geométricas em seu
cotidiano classificando-as distinguindo-as quanto ao seu formato, número de
lados,etc.;
-Reconhecer linha reta e linha curva, linha
aberta e linha fechada;
-Distinguir superfícies planas e
superfícies não planas.
|
-Manuseio de material de sucatas para
promover as idéias de tirar, comparar e completar quantidades;
-Utilização de sementes, grãos e palitos
para resolução de atividades envolvendo subtração;
-Formação de dezenas com material dourado;
-Atividades mimeografadas;
-Desenhos;
-Confecção de sólidos geométricos de
cartolina e/ou papelão.
|
- A avaliação será diagnóstica e contínua
voltada sempre para a observação dos seguintes aspectos:
-Autonomia;
-Participação;
-Interesse nas atividades.
|
3º
BIMESTRE
|
|||
-Adição – soma até 99;
-Adição com mais de duas parcelas;
-Adição com .reagrupamento;
-Subtração com números naturais;
-As idéias da subtração;
-Conhecendo um pouco mais a subtração;
-Subtração com reagrupamento;
-Comparando idéias;
-As idieas da multiplicação;
-As idéias de adicionar quantidades iguais;
-A idéia das combinações;
-O que é dobro?
-O que é triplo?
|
-Efetuar a adição compreendendo seu
processo de juntar e acrescentar;
-Fazer cálculos com mais de duas parcelas
na adição;
-Analisar, interpretar e resolver situações
problemas;
-Utilizar estratégias pessoais de cálculo
mental;
-Compreender o processo da multiplicação
como resultado da adição de parcelas iguais;
-Compreender a idéia de dobro e triplo como
processo de expressão da multiplicação.
|
-Jogos criativos;
-Uso do material dourado;
-Brincadeiras educativas envolvendo
situações –problema;
-Uso do ábaco;
-Uso de grãos e fichas para cálculo e
resolução de situações problema.
|
-A avaliação será sempre uma constante na
observação dos resultados nos seguintes aspectos:
-Participação;
-Atividades individuais e em grupo além de
trabalhos com jogos.
|
4º
BIMESTRE
|
|||
--As idéias da divisão;
-Quantos grupos?
-A idéia de repartir em partes iguais;
-a idéia de metade;
-A meia dúzia;
-Par ou ímpar;
-A centena;
-Medidas;
-A medida no dia a dia;
-O que é medir?
-Medidas de comprimento;
-O metro;
-O centímetro;
-Medida de tempo;
-A hora;
-Dia / Semana / Mês / Ano
-Medida de capacidade:-O litro
-Medida de massa :O Quilograma
|
-Analisar, interpretar e resolver
situações-problema que envolvam as idéias de repartir em partes iguais e de
medir;
-Fazer pares com a quantidade de elementos
de um grupo e identificar se essa quantidade representa um número par ou
ímpar;
-Desenvolver o raciocínio utilizando-se de
formas de compreensão dos diversos tipos de medidas;
-Compreender para que servem as medidas em
nosso cotidiano e como elas são importantes em nossas vidas;
-Relacionar dias, meses e ano com datas
importantes em sua vida;
-Distinguir os dias da semana.
|
- Material concreto para dividir em partes
iguais;
-Jogos recreativos envolvendo conteúdos;
-Dimensionamento de espaços, permitindo
relações de tamanho e formas;
-Uso databuada;
-Utilização de material de sucata para
observação de medidas.
|
-A avaliação neste bimestre constará de
atividades que despertem o interesse dos alunos e que possa desenvolver o raciocínio matemático dos
mesmos, possibilitando uma observação nos resultados da aprendizagem
redimensionando assim a metodologia onde necessário se fizer.
|
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